Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

Viver estratégicamente ou apenas usar a seu favor??




A cada dia vejo mais ligação entre acontecimentos corriqueiros do meu dia-a-dia e minhas aulas e leituras.
Essa semana, algumas empresas começaram a me "seguir" no Twitter, foi quando comecei a me questionar sonhe meus updates, sobre os efeitos que podem vir e talvez já venham a causar sobre certas pessoas. Acabo escrevendo sem pensar, seguindo a risca apenas o "what are you doing now?", mais já me disseram que algumas empresas tem o Twitter como uma ferramenta de seleção de candidatos, sendo assim o que escrevo pode ser usado a meu favor.
Será que devo ser tendenciosa em todos os meu updates? E isso seria falsidade?
Quando digo viver estratégicamente, me refiro a pensar o tempo todo nas consequências de tudo o que faço. Isso não se encaixa apenas no profissional. Nas redes de relacionamentomas, em um namoro ou em qualquer outra relação, pensamos se estamos falando ou agindo corretamente, por que isso pode direcionar qualquer relacionamento, levá-lo a dar certo ou errado.
Isso não significa ser falso, acredito que basta medir a maneira e controlar a intenção do que queremos dizer. E quanto a estratégia...bom, depende de onde se quer chegar, deve ser pensada.
Levando em consideração que nos relacionamentos pessoais nem sempre conseguimos o tão sonhado "e viveram felizes para sempre", ainda resta uma chance e muita didática para nos ajudar a alcançar de maneira certa nossos devidos públicos e resultados.

Sorte a todos!

Por Caroline Collin

Estratégias na política


Estamos passando por um grande impasse com nossos senadores, ministros, parlamentares, assessores e afins. Estes que fazem parte da política no nosso país vêm ultimamente sendo muito questionados e julgados com o fato de suas numerosas passagens aéreas, pois, foi divulgada recentemente a quantia que gastam mensalmente em cima dos nossos suados impostos, e o que mais intriga a população é o fato de não seremos únicos a usufruírem desse privilégio, mas a família e convidados também.

Agora que a notícia já que está na “boca do povo”, só resta ao congresso e à todos envolvidos, contornar, esclarecer, ou pouco provavelmente, solucionar a situação. E é nesse ponto que vamos analisar as estratégias que foram usadas como posicionamento sobre esse fato.

“Em meio à crise imposta por denúncias de maus gastos do dinheiro público, a Câmara buscará esta semana uma solução para o impasse das passagens, conforme recomendou o presidente Lula na última sexta-feira. Ainda na terça, os deputados pretendem votar o projeto de resolução que impõe novas regras à compra de bilhetes com recursos do Legislativo”.

“O presidente lamentou. Disse que era preciso chegar a um final nisso, que é muito ruim para o Congresso a forma como atingiu a todos e que o cidadão não tinha como entender por mais que fossem dadas explicações", afirma.

Por mais incoerente que fossem os pronunciamentos sobre a notícia, foi esta a maneira estratégica que encontraram de “dar uma explicação”, o nosso presidente deu seu parecer, este que foi de grande valor para muitas pessoas, que o respeitam como exemplo à todos brasileiros, e acreditam em sua opinião e posicionamento. A mídia de fato veicularia todos os tipos de informações referentes ao acontecido, e deste modo chegaria à toda população.


Por Vanessa Cristina de Oliveira

ENDOmarketing!


Comentários como, "a empresa que eu trabalho realizou uma grande festa de final de ano" ou "participei de uma reunião com o diretor da minha empresa", são reflexos do endomarketing.
Podemos definir endomarketing como ações de marketing direcionadas a um cliente em especial, que é o "público interno" das organizações. Além do intuito de incentivo, o endomarketing busca uma espécie de "parceria" entre funcionário e a organização, a qual, os funcionários saibam claramente quais os objetivos da organização e sintam-se responsáveis também por eles.
Uma frase bem conhecida que pode nos ajudar a entender a importância do endomarketing é "Antes de vender um produto para seus clientes, a empresa precisa convencer o funcionário a comprá-lo", ou seja, os funcionários precisam acreditar no produto ou serviço que a organização oferece, além de terem claro os valores e a missão da mesma.
Temos que levar em consideração também, que o próprio funcionário fará de certa forma uma propaganda da organização, de acordo com a imagem que o mesmo formou. A satisfação do funcionário, a participação ativa nas decisões,a transparência de informações, a aproximação dos familiares junto a organização, são atributos pensados ao desenvolver uma estratégia baseada no endomarketing.
Podemos utilizar ferramentas da comunicação como os house-organs, intramed, caixa de sugestões, pesquisas de satisfação ou desenvolver ações como promover campanhas motivacionais, festas de final de ano, para que o endomarketing ocorra de forma eficaz, claro que, a estratégia e o planejamento dessas atividades, são também pontos fundamentais.
Para ficar antenado sobre o endomarketing, segue abaixo um site que trata somente deste assunto, quando surgiu, reportagens, livros, artigos... Enfim, vale a pena dar uma espiada! http://www.endomarketing.com/porque_eimportante.htm
Por Thalita Carvalho

Argumentação...


Argumentar é desenvolver uma idéia com o propósito de defender ou rejeitar um ponto de vista, uma situação ou uma tese, enfim... É tentar convencer o outro de algo.

A argumentação se desenvolve dentro da função de um destinatário, que pode influenciar direta ou indiretamente dependendo da forma que os argumentos são expostos.

Uma pessoa que possui argumentos não se baseia apenas na troca de informações, ela explora sua capacidade de compreender e assim pode discutir diversos pontos de vista. Desse modo pessoas que argumentam agregam valor, desenvolvem suas habilidade de relacionamento interpessoal e a capacidade de compreender e comunicar suas emoções e idéias.

Hoje em dia, o mercado de trabalho está procurando profissionais que possuam o poder da argumentação, não apenas o conhecimento sistemático, operacional, mas habilidades de relacionamentos e exposição de idéias e opiniões, profissionais que tenham voz ativa, aptos a gerenciar razão e emoção de caráter prático e positivo, cultivando assim um ambiente de trabalho saudável e produtivo.



Leia: A Arte de Argumentar - Gerenciando Razão e Emoção – Autor:
Abreu, Antonio Suarez – Editora: Atelie


Por Mariana A. Cattini

Comunicação Organizacional x Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial, como o próprio nome diz, é a comunicação em benefício de empresas (com fins lucrativos), as quais todas as estratégias de comunicação têm por fim benefício econômico e/ou social da própria empresa.
A Comunicação Organizacional é muito mais ampla, sendo que as organizações, podem ser empresas, ONG’s, associações, enfim, públicas ou privadas, e abrange tanto interno quando externo à organização, sendo que ela não tem objetivo de beneficiar somente a si, e sim a todos a que ela é destinada.
O estudo da comunicação empresarial tem auxiliado durante anos as empresas a definirem suas estratégias de negócios. No entanto com as mudanças na sociedade com os avanços das tecnologias de informação, está havendo mudanças na forma de como administramos comunicação e para que objetivos ela realmente se destina.
Tanto a comunicação empresarial quanto a organizacional utilizam a comunicação como estratégia para atingir seus objetivos, independente de quais sejam. Porém estes cada vez mais estão sendo definidos e modificados, pois viu-se que a comunicação não tem o objetivo de “trazer mais lucro à organização” e sim, trazer mais credibilidade, ou seja, fazer com que todos os envolvidos com a organização (funcionários, acionistas, consumidores, etc) se fidelizem, tornando-se leais à eles.

Por Suzane Cristina Ferreira