Comunicação Empresarial, como o próprio nome diz, é a comunicação em benefício de empresas (com fins lucrativos), as quais todas as estratégias de comunicação têm por fim benefício econômico e/ou social da própria empresa.
A Comunicação Organizacional é muito mais ampla, sendo que as organizações, podem ser empresas, ONG’s, associações, enfim, públicas ou privadas, e abrange tanto interno quando externo à organização, sendo que ela não tem objetivo de beneficiar somente a si, e sim a todos a que ela é destinada.
O estudo da comunicação empresarial tem auxiliado durante anos as empresas a definirem suas estratégias de negócios. No entanto com as mudanças na sociedade com os avanços das tecnologias de informação, está havendo mudanças na forma de como administramos comunicação e para que objetivos ela realmente se destina.
Tanto a comunicação empresarial quanto a organizacional utilizam a comunicação como estratégia para atingir seus objetivos, independente de quais sejam. Porém estes cada vez mais estão sendo definidos e modificados, pois viu-se que a comunicação não tem o objetivo de “trazer mais lucro à organização” e sim, trazer mais credibilidade, ou seja, fazer com que todos os envolvidos com a organização (funcionários, acionistas, consumidores, etc) se fidelizem, tornando-se leais à eles.
Por Suzane Cristina Ferreira
A Comunicação Organizacional é muito mais ampla, sendo que as organizações, podem ser empresas, ONG’s, associações, enfim, públicas ou privadas, e abrange tanto interno quando externo à organização, sendo que ela não tem objetivo de beneficiar somente a si, e sim a todos a que ela é destinada.
O estudo da comunicação empresarial tem auxiliado durante anos as empresas a definirem suas estratégias de negócios. No entanto com as mudanças na sociedade com os avanços das tecnologias de informação, está havendo mudanças na forma de como administramos comunicação e para que objetivos ela realmente se destina.
Tanto a comunicação empresarial quanto a organizacional utilizam a comunicação como estratégia para atingir seus objetivos, independente de quais sejam. Porém estes cada vez mais estão sendo definidos e modificados, pois viu-se que a comunicação não tem o objetivo de “trazer mais lucro à organização” e sim, trazer mais credibilidade, ou seja, fazer com que todos os envolvidos com a organização (funcionários, acionistas, consumidores, etc) se fidelizem, tornando-se leais à eles.
Por Suzane Cristina Ferreira
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