Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

Como Comunicar?


A palavra comunicação e o seu significado são compreendidos quando ditos, e facilmente explicados quando necessário, e a compreensão se diz imediata. Desde os tempos mais primórdios, onde o homem gravava sinais em pedras, o objetivo era se comunicar, expressar suas idéias e seu cotidiano, igualmente acontece no setor organizacional, onde todos necessitam da comunicação para seu contínuo crescimento.
Atualmente pessoas e as organizações se consideram aptas a praticar e compreender a comunicação. “Comunicação é para comunicar”, está pode ser considerada a resposta mais dita, caso saíssemos perguntando qual a finalidade da comunicação, porém, é isso que grande maioria não sabe, comunicação vai muito além da ação de apenas comunicar.
As verdadeiras perguntas, e estas por sua vez não são a respeito do significado da palavra, mas sim, dos seus propósitos e objetivos; Qual a melhor forma de comunicar? Como atingir meus objetivos com a comunicação? Quem pode me ajudar?
Em primeiro lugar a comunicação é a expansão, seja ela de conhecimentos, de idéias, de informações, de noticias, de verdades e até mesmo de inverdades, mas, é esse seu objetivo transmitir “algo“. O propósito da comunicação é adaptar o ambiente onde estamos em nosso benefício, fazer com que o receptor entenda o que queremos transmitir, a comunicação deve ser clara, se o emissor pretende com ela atingir seu objetivo de entendimento e compreensão.
A comunicação é exercida por tudo e todos, visto isso muitas empresas vêm se habituando a inserir em seu quadro de funcionários profissionais de comunicação, pois, apesar da função ser praticada por todos há quem saiba usá-la com maior eficiência e qualidade. Os profissionais de comunicação devem estar aptos a praticar e compreender a mesma, de modo que consigam transmitir a sua idéia e principalmente convencer de que é a melhor para se adotada.


Postado por: Vanessa Cristina de Oliveira.

Outras ferramentas para uma comunicação estratégica.













Blogs, orkut, twitter, e-comerce... Enfim, novos meios de comunicação, desenvolvidos em decorrer das transformações tecnologicas estão sendo utilizados como ferramentas estratégicas dentro das organizações. De acordo com Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula, autoras do livro “O que é comunicação estratégica nas organizações?” , para acompanhar as transformações mundiais, como a evolução tecnologica e os processos produtivos, é necessário que se pense além de paradigmas clássicos, ou seja, não pensar em comunicação como somente uma transmissão de informação, mas sim, como uma estratégia lucrativa e benéfica para a organização.
As empresas vem se relacionando com seus públicos, internos e externos, fazendo com que os mesmos participem das organizações de forma ativa, são chamados pelas autoras acima de “atores sociais”, pois são vistos primeiramente como cidadãos, que possuem suas próprias opiniões e interferem no processo comunicativo.
Atentar-se as novas ferramentas de comunicação, tratar os públicos como receptores ativos e importantes para a organização, são aspectos avaliados e bem vistos no mercado de trabalho atualmente, alem de ser parte principal das estratégias comunicacionais, desencadeando assim um relacionamento de sucesso.
Fica a dica do livro citado acima, e não deixe de se atualizar nas novas tecnologias de comunicação!
Por Thalita Carvalho

Comunicação e globalização sinônimos de Exclusão?


O fenômeno globalização no âmbito da expansão dos processos de comunicação foi um dos maiores progressos alcançados pelo homem, pois nos proporcionou agilidade para termos acesso as informações, o conhecimento e a cultura ficaram mais acessíveis e também diminuiu a distância entre as pessoas que podem se comunicar uma com as outras independente da onde estejam, entre outros benefícios.


No entanto como todo o processo, a globalização possui também suas falhas. E uma das suas grandes falhas é a exclusão do sistema, ou seja, em termos mais diretos podemos dizer que; Para vivermos dentro de um mundo globalizado são necessários alguns mecanismos básicos de tecnologia, como computadores, Internet entre outras ferramentas. Cada vez mais o mundo globalizado exigem ferramentas mais inovadoras,(países periféricos não conseguem acompanhar a aceleração dos avanços da tecnologia) e isso determina de uma forma direta quem faz parte desse processo de globalização . Para compreendermos melhor, recentemente foi publicada uma pesquisa no diário do grande ABC Ciência /Tecnologia a qual divulga que 25% dos lares brasileiros possuem computadores enquanto só 8% da área rural possuem computadores, e em relação ao acesso a Internet foi publicado que 18% da população brasileira utiliza a WEB com frequência , na área urbana esse número é de 20% e na área rural é de apenas 4%. Com bases nesses mesmos dados a Cetic (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação) levantou que a Internet é mais acessada de lugares públicos e pagos com 48% enquanto o acesso das residências ficou apenas com 42%. E esse mesmo estudo levou que 4 milhões de residências possuem computadores sem acesso a Internet.


Entretanto podemos afirmar que nem toda a população esta inserida nesse mundo globalizado. Já que quando falamos de globalização estamos falando também do seu principio geral que é compor todos com igualdade. Em quesito de itens de tecnologia a globalização pode significar o aumento da desigualdade e até a exclusão.





Postado por: Mariana A Cattini

Importância da Comunicação Organizacional

Há tempos via-se a necessidade de implantação de estratégias que melhorassem a imagem das organizações frente aos seus públicos e funcionários, nunca deixando de lado a ética e a transparência. E essa comunicação entre ambos chama-se Comunicação Organizacional.

A Comunicação Organizacional é fundamental para a sobrevivência das organizações, e para que esta seja eficaz para atingir os objetivos, deve-se utilizar a melhor ferramenta de acordo com a estrutura da empresa, pois de que adianta implantar estratégias de comunicação que deram certo em outra organização se quando implantada na empresa, não atinge os objetivos pretendidos?

Para haver essa reciprocidade entre quem é direcionada a comunicação e a organização deve ser feita uma pesquisa minuciosa para realmente ver em que área deve ser melhorada a comunicação e finalmente ser implantada a estratégia mais eficaz que contribua para a organização, seus públicos e a sociedade em geral.


Post do dia 13/04: Caroline Nogueira Collin

Post de hoje: Suzane Cristina Ferreira


Da teoria à prática

A comunicação parece ser inerente as organizações e a todas as demais relações, certo? Sim!
Mas, como ela é conduzida??
Essa semana pude perceber que não basta simplesmente se comunicar através de uma boa conversa e bom relacionamento, esse processo precisa de estratégia.
Foi justamente nessa semana que vivenciei essa deficiência na empresa em que trabalho(uma grande conhecida no ramo de call center), e pude perceber que não apresenta maiores resultados porque "faz mais ruídos" que...unha em quadro negro.
Ela planeja campanhas com grandes premiações à cada venda, porém é impossível efetivá-las, claro, por "N" motivos sistêmicos, entre outros e essa interferência é ignorada e novamente os resultados não são alcançados.
Pior...me perguntam o porquê....Taí, esses são os tais ruídos que tanto me ensurdecem nesse processo comunicativo.

Prazer em conhece-las...

O semestre é outro, o blog também...fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro












Somos Thalita, Caroline, Vanessa, Mariana e Suzane, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!

Cia de Ideias.