Por Thalita Carvalho
Cia de Ideias.
Comunicação?!
sábado, 9 de maio de 2009 às 19:22 {0 comentários}
Por Thalita Carvalho
Mix da Comunicação
sexta-feira, 8 de maio de 2009 às 23:56 {0 comentários}
O marketing tem como função o posicionamento diferenciado de uma empresa no mercado, mostrando inovações de estratégias para venda do produto, administrar os preços e custos de cada item, análises de pesquisas de mercado, ou seja, o objetivo principal do marketing é garantir as melhores formas de venda do produto, propiciando assim maiores lucros para a organização.
A Comunicação Mercadologia atua na integração entre empresas e lojistas aumentando a participação do produto no share de mercado. Auxiliando na comunicação das empresas em todas as etapas até atingir o consumidor final. Planejando e gerenciando estratégias de vendas, criando mecanicas de promoçoes e atuarndo na realização de eventos para tais mecanicas.
Por fim as Relações Públicas, a meu ver a profissão que desperta maiores dúvidas ao ser questionada sobre suas atividades. As RP’s têm a função de fazer o intermédio entre as organizações e seus públicos, melhorando suas relações com eles, ajudando a empresa na transmissão uma imagem favorável, mas, somente a transmitir, pois, a profissão como todas as outras é baseado na ética, ou seja, tudo que a organização deseja passar, tem que ser o que ela realmente é!
Entre as inúmeras atividades das grandiosas profissão citadas acima, está foi uma pequena parte das diversas áreas que esses profissionais podem estar atuando.
Por Vanessa Cristina de Oliveira
O quê? Hã? Quando?
quarta-feira, 6 de maio de 2009 às 14:48 {0 comentários}
Ruído é tudo aquilo que afeta a transmissão das informações, por exemplo: uma voz baixa em um discurso, barulho ambiental, algum erro de digitação ou ortográfico, falta de empatia ou habilidades para se colocar no lugar de outras pessoas, falta de atenção do receptor entre outros...
O ruído pode se originar em qualquer componente da comunicação no emissor, no receptor... no canal...
Para estudar classificamos esses ruídos em: Físico, Semântico e Cultural.
O ruído físico é quando o problema da comunicação é originário, exemplo: No jornal impresso é um borrão de tinta, na Tv seria um problema de sinal, imagem ruim, no rádio interferências enfim... Já o ruído semântico ocorre quando há problemas de entendimento e compreensão, exemplo: quando não entendemos o final de um filme, ou quando falamos algo e a outra pessoa não entende oque queremos dizer... Entende? E por fim o ruído cultural acontece quando o emissor e/ ou receptor não possui uma bagagem cultural de um determinado assunto para entender a mensagem exemplo, uma piada em inglês, assuntos e questionamentos globais.
Nas organizações esses ruídos trazem Barreiras de Comunicação que provocam: perda na comunicação entre pessoas, impede o transito aberto das mensagens e cria dificuldade de intercâmbio de comunicações.
A remoção das barreiras de comunicação e dos ruídos é o grande início para se conseguir um ambiente de comunicação aberta e franca entre pessoas.
Os ruídos podem ser engraçados, ou trazer resultados catastróficos!
De: Presidente Para: Diretor Na próxima segunda feira, aproximadamente às 20:00H, o cometa Halley passará por aqui. Trata se de um invento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, peço que os funcionários sejam reunidos no pátio da fábrica, todos usando capacetes de segurança, para que eu possa explicar o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu, portanto todos deverão se dirigir ao refeitório onde será exibido um filme do documentário sobre o cometa Halley.
Comunicação interna: Se preocupar ou não?
terça-feira, 5 de maio de 2009 às 18:47 {0 comentários}
Para muitas organizações ainda é deixada de lado a importância da comunicação interna, e assim, logo sofrem as conseqüências. Pensa-se que apenas “falar” com os colaboradores é uma estratégia de comunicação, porém a verdade é que é de incompleta eficácia. Já que o importante é traçar vínculos de comprometimento e respeito entre todos que à organização dão suas contribuições, sendo funcionários fixos ou terceirizados. Este vínculo não consegue ser formado de uma hora para outra, e sim, deve-se avaliar as melhores táticas de comunicação para aperfeiçoar e transformar a imagem da organização desunida como uma “grande família”.
Estas estratégias devem suprir tanto os interesses da organização, quanto dos funcionários, equilibradamente. Quando ela finalmente começa a funcionar, percebe-se que a melhoria da comunicação interna expande-se também para fora da organização. Como isso? Ora, com uma estratégia de comunicação bem estrutura é possível transpassar essa satisfação de todos que trabalham na organização para fora (sociedade), através da boa imagem da organização como capacitada para desenvolver estratégias de comunicação capazes de melhorar o bem-estar de todos, começando por dentro dela própria, e atingir igualmente os objetivos da organização.
Interação Comunicacional Dialógica
segunda-feira, 4 de maio de 2009 às 22:53 {0 comentários}
Esse simples ato de troca entre emissor e receptor dá muito "pano para manga" e o que parece ser simples é alvo de boa parte do estudo do livro "O que é comunicação estratégica nas organizações".
Essa "troca" ocorre de maneira intencional e é usada estratégicamente pelas organizações, e é isso que me encanta nos estudos da comunicação, o que parece não ser nada demais pode ser usado a favor de algo e prover ótimos resultados.
O receptor não está mais passivo a mensagem, seu papel é mais livre e aberto, não está condicionado apenas a recebe-la. Emissor e receptor desempenham o mesmo papel, o de interlocutores.
No livro é apresentado um "Modelo de interação comunicacional dialógica" que diga-se de passagem, contextualizou tornando realmente claro tudo o que é esplanado no texto.
Esse modelo mostra a interação entre a organização e todos os seus possíveis interlocutores e a liberdade do receptor, já este passa a atuar no processo. Nele, estão indicados o espaço comum (onde acontece a interação e o envolvimento da organização com um ou vários interlocutores) e os próprios interlocutores.
O espaço que cada interlocutor pode ocupar não está restrito, ele depende da capacidade de cada um de argumentar e negociar.
Por Caroline N. Collin
Referência Bibliografica:
OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; PAULA, Maria Aparecida. O que é comunicação estratégica nas organizações? São Paulo: Editora Paulus, 2007.