Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

Comunicação?!



Uma certa prova de comunicação organizacional é minha fonte de inspiração para o post de hoje...

Sociedade contemporânea, comunicação integrada, estratégica, administrativa, interna, mercadológica... Ahhhhhh... Depois de horas e horas lendo textos da Margarida Kunch, Tânia Calado e o tão complexo livro “O que é comunicação estratégica nas organizações”, preocupando-se em relacionar um com o outro, cheguei à conclusão de que apesar de abordagens diferenciadas, estamos falando de COMUNICAÇÃO, algo que eu achava tão básico, tão obvio, mas que acabaram me rendendo alguns dias de plena dedicação... Não sei quanto ao resultado da prova, mas agora consigo compreender e passarei a vocês alguns aspectos desse processo comunicacional nas organizações.

Podemos dizer que a comunicação organizacional se iniciou aqui no Brasil, através de ações de Relações Públicas e jornalismo empresarial, sendo que, as organizações não viam a comunicação como uma estratégia, mas sim como transmissão de informação, ou seja, tecnicamente existia um único emissor que era a organização, o receptor- público, a mensagem - informação e o canal a qual era transmitida. Com as transformações na sociedade contemporânea, os públicos passaram a ter importância nesse processo, surgiu também nesse contexto uma tendência de transparência das organizações com seus públicos, resumindo, fortalecendo positivamente a imagem da organização. A partir de então, a comunicação passou a ser pensada de uma forma estratégica: as ações de comunicação são realizadas de acordo com os objetivos e os valores de cada organização. Ufa... Essa é apenas uma pequena introdução para a ampla importância da comunicação dentro das organizações, principalmente nos dias de hoje, que a mesma é considerada o “quarto poder” perante a sociedade.

Por Thalita Carvalho

Mix da Comunicação






No post de hoje vou tentar tirar algumas dúvidas muito freqüentes sobre o exercício e as diferenças de algumas atividades realizadas nas organizações, são elas: Marketing, Relações Públicas e Comunicação Mercadológica atividades que trabalham juntas, mas com objetivos diferenciados. Dúvidas que não atingem somente os leigos no assunto, mas também pessoas que interagem por esses meios.

O marketing tem como função o posicionamento diferenciado de uma empresa no mercado, mostrando inovações de estratégias para venda do produto, administrar os preços e custos de cada item, análises de pesquisas de mercado, ou seja, o objetivo principal do marketing é garantir as melhores formas de venda do produto, propiciando assim maiores lucros para a organização.

A Comunicação Mercadologia atua na integração entre empresas e lojistas aumentando a participação do produto no share de mercado. Auxiliando na comunicação das empresas em todas as etapas até atingir o consumidor final. Planejando e gerenciando estratégias de vendas, criando mecanicas de promoçoes e atuarndo na realização de eventos para tais mecanicas.

Por fim as Relações Públicas, a meu ver a profissão que desperta maiores dúvidas ao ser questionada sobre suas atividades. As RP’s têm a função de fazer o intermédio entre as organizações e seus públicos, melhorando suas relações com eles, ajudando a empresa na transmissão uma imagem favorável, mas, somente a transmitir, pois, a profissão como todas as outras é baseado na ética, ou seja, tudo que a organização deseja passar, tem que ser o que ela realmente é!

Entre as inúmeras atividades das grandiosas profissão citadas acima, está foi uma pequena parte das diversas áreas que esses profissionais podem estar atuando.


Por Vanessa Cristina de Oliveira

O quê? Hã? Quando?




Como já vimos muito nesse blog, a comunicação é um processo no qual as pessoas trocam informações entre si, agora mesmo estamos praticando a comunicação, porém existem alguns elementos que podem interferir esse processo , esses elementos chamamos de ruído.

Ruído é tudo aquilo que afeta a transmissão das informações, por exemplo: uma voz baixa em um discurso, barulho ambiental, algum erro de digitação ou ortográfico, falta de empatia ou habilidades para se colocar no lugar de outras pessoas, falta de atenção do receptor entre outros...

O ruído pode se originar em qualquer componente da comunicação no emissor, no receptor... no canal...

Para estudar classificamos esses ruídos em: Físico, Semântico e Cultural.


O ruído físico é quando o problema da comunicação é originário, exemplo: No jornal impresso é um borrão de tinta, na Tv seria um problema de sinal, imagem ruim, no rádio interferências enfim... Já o ruído semântico ocorre quando há problemas de entendimento e compreensão, exemplo: quando não entendemos o final de um filme, ou quando falamos algo e a outra pessoa não entende oque queremos dizer... Entende? E por fim o ruído cultural acontece quando o emissor e/ ou receptor não possui uma bagagem cultural de um determinado assunto para entender a mensagem exemplo, uma piada em inglês, assuntos e questionamentos globais.

Nas organizações esses ruídos trazem Barreiras de Comunicação que provocam: perda na comunicação entre pessoas, impede o transito aberto das mensagens e cria dificuldade de intercâmbio de comunicações.
A remoção das barreiras de comunicação e dos ruídos é o grande início para se conseguir um ambiente de comunicação aberta e franca entre pessoas.



Os ruídos podem ser engraçados, ou trazer resultados catastróficos!






Divirta-se com esse ruído de Comunicação!!!

De: Presidente Para: Diretor Na próxima segunda feira, aproximadamente às 20:00H, o cometa Halley passará por aqui. Trata se de um invento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, peço que os funcionários sejam reunidos no pátio da fábrica, todos usando capacetes de segurança, para que eu possa explicar o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu, portanto todos deverão se dirigir ao refeitório onde será exibido um filme do documentário sobre o cometa Halley.




De: Diretor Para: Gerente Por ordem do presidente, na sexta feira às 20:00H, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, os funcionários deverão ser reunidos, todos com capacete de segurança, e encaminhados ao refeitório, onde o raro fenômeno aparecerá, o que acontece a cada 76 anos a olho nu.




De: Gerente Para: Chefe de Produção A convite do nosso querido diretor o cientista Halley de 76 anos vai aparecer nu no refeitório da fabrica, usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o problema da chuva na segurança. O diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.




De: Chefe de Produção Para: Supervisor de Turnos Na sexta feira às 20:00H, o diretor pela primeira vez em 76 anos, vai aparecer nu no refeitório na fábrica, para filmar o Halley, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá e de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre a segurança na chuva. O diretor levará a banda para o pátio da fábrica.




De: Supervisor de Turnos Para: Funcionários Todo mundo nu, sem exceção, deve estar no pátio da fábrica, na próxima sexta feira, às 20:00H, pois o manda chuva(presidente) e o Sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme"dançando na chuva". Todo mundo no refeitório de capacete, o show será lá, o que ocorre a cada 76 anos. Aviso para todos. Na sexta feira, o chefe da diretoria vai fazer 76 anos e liberou geral para a festa às 20:00h no refeitório. Vão estar lá, pagos pelo manda chuva, "Bill Halley e seus Cometas". Todo mundo deve comparecer nu e de capacete, pois a banda é muito louca e o rock vai rolar solto, mesmo com chuva!


Por Mariana A. Cattini

Comunicação interna: Se preocupar ou não?

Para muitas organizações ainda é deixada de lado a importância da comunicação interna, e assim, logo sofrem as conseqüências. Pensa-se que apenas “falar” com os colaboradores é uma estratégia de comunicação, porém a verdade é que é de incompleta eficácia. Já que o importante é traçar vínculos de comprometimento e respeito entre todos que à organização dão suas contribuições, sendo funcionários fixos ou terceirizados. Este vínculo não consegue ser formado de uma hora para outra, e sim, deve-se avaliar as melhores táticas de comunicação para aperfeiçoar e transformar a imagem da organização desunida como uma “grande família”.

Estas estratégias devem suprir tanto os interesses da organização, quanto dos funcionários, equilibradamente. Quando ela finalmente começa a funcionar, percebe-se que a melhoria da comunicação interna expande-se também para fora da organização. Como isso? Ora, com uma estratégia de comunicação bem estrutura é possível transpassar essa satisfação de todos que trabalham na organização para fora (sociedade), através da boa imagem da organização como capacitada para desenvolver estratégias de comunicação capazes de melhorar o bem-estar de todos, começando por dentro dela própria, e atingir igualmente os objetivos da organização.

Por Suzane Cristina Ferreira

Interação Comunicacional Dialógica


"Interlocução: s.f. Conversação entre duas ou mais pessoas; diálogo."
Esse simples ato de troca entre emissor e receptor dá muito "pano para manga" e o que parece ser simples é alvo de boa parte do estudo do livro "O que é comunicação estratégica nas organizações".
Essa "troca" ocorre de maneira intencional e é usada estratégicamente pelas organizações, e é isso que me encanta nos estudos da comunicação, o que parece não ser nada demais pode ser usado a favor de algo e prover ótimos resultados.
O receptor não está mais passivo a mensagem, seu papel é mais livre e aberto, não está condicionado apenas a recebe-la. Emissor e receptor desempenham o mesmo papel, o de interlocutores.
No livro é apresentado um "Modelo de interação comunicacional dialógica" que diga-se de passagem, contextualizou tornando realmente claro tudo o que é esplanado no texto.
Esse modelo mostra a interação entre a organização e todos os seus possíveis interlocutores e a liberdade do receptor, já este passa a atuar no processo. Nele, estão indicados o espaço comum (onde acontece a interação e o envolvimento da organização com um ou vários interlocutores) e os próprios interlocutores.
O espaço que cada interlocutor pode ocupar não está restrito, ele depende da capacidade de cada um de argumentar e negociar.
Isso não se restringi apenas a processos de uma organização, isso é realidade! Quem não precisa dessa capacidade para conquistar seu espaço seja onde for, no trabalho, em casa ou até mesmo no coração de alguém?? Como bem dito por Veiga(2004) no livro "O que é comunicação estratégica nas organizações": A comunicação é fundamental no estabelecimento de vínculos sociais, pois a "sociadade só existe nos e pelos atos comunicacionais".


Por Caroline N. Collin

Referência Bibliografica:

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; PAULA, Maria Aparecida. O que é comunicação estratégica nas organizações? São Paulo: Editora Paulus, 2007.