Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

" Nem te conto..."


"Menina, nem te conto...." "Oh, mais não conta pra ninguém!"


Pensa que isso é o maior dos convites para que a fofoca se propague, mais antes, isso era apenas parte do cotidiano e em nada interferia no andamento dos negócios.
A comunicação informal, carinhosamente apelidada de "rádio peão", fofoca, boato...tem mais força do que parece, e já não é mais ignorada.
Levando em consideração a importância da comunicação de mão-dupla no planejamento das ações da empresa ou no ambiente de trabalho, a opinião do público interno pode ajudar significativamente nas melhorias da organização.
Se a comunicação formal for efetiva e bem estruturada, a "rádio peão" perderá um pouco de sua força, já que ela surge da curiosidade de saber o que está acontecendo e de notícias que vazam durante o processo.
O compromisso de vestir a camisa da empresa é de todos. Motivar os funcionários a se comprometerem não é papel apenas da chefia.
Comunicando claramente, sem meias-palavras, a "rádio peão" indicará apenaso equilíbrio do ambiente e as verdadeiras opiniões dos funcionários.
Mais é claro, a necessidade de se comunicar, de contar as notícias "quentissímas" é inerente ao ser humano, vale a idéia de ambas as partes saberem filtrar o que é válido, e quanto ao resto, levá-lo na esportiva.
Por Caroline N. Collin

Informação X Tecnologia


Vivemos em uma sociedade altamente tecnológica, onde a tecnologia faz parte da maioria dos meios de comunicação, e a informação é a “bola no jogo”, são pelos diversos meios de informações que podemos perceber a grande evolução da tecnologia.

De fato com esses avanços, ficou fácil para as organizações tratar problemas, que antes eram considerados dificultosos, atualmente são simples, bastando apenas usar a tecnologia. Sabemos que muitos dos modos padrões de divulgação de informações já não funcionam, e a tecnologia já está sendo inserida na maioria das organizações, mas, vamos falar de serviços de comunicação que vão muito além de uma simples intranet, e-mail, twitter etc. Há relatos de diversas companhias que seus diretores fazem reuniões, assembléia via transmissões simultâneas, desta forma não fazem com que as suas presenças sejam dispensáveis, mas, suprem parte dela por meio da tecnologia.

Os meios de informação estão cada vez mais ao alcance de todos, o que acaba tornando complicado o trabalho de contenção e veracidade das noticias, são muitas fontes e nem todas verdadeiras, a tecnologia dissemina informações mais rápido que o nosso controle. O que pode levar a distorções de noticias, e assim gerando conflitos. O responsável pelas noticias deve ter boas estratégias que solucione situações como está.

A prior a estratégia que deveria ter sido tomada, era a cautela com a distribuições das noticias, qual o seu público alvo e quais conseqüências essas teriam, porém, quando está primeira estratégia se torna falha, o profissional já deve ter em mente um modo de contornar e ESCLARECER a situação, o que certamente é a parte mais importante, prestar o esclarecimento à todos que de alguma forma se sentiram envolvidos.



Por Vanessa Cristina de Oliveira

Comunicação Integrada: excelência nos resultados


Comunicação interna, administrativa, mercadologica...
Enfim, alem de todos esses adjetivos dados as diferentes funções de comunicar e integrar as organizações com seus públicos, são áreas acopladas a comunicação organizacional. De acordo com Margarida Kunch, essas áreas trabalhadas de forma integrada, são utilizadas nos dias atuais como uma estrategia de comunicação.

Comunicação Integrada pode ser definido como um conjunto de ações planejadas e realizadas por organizações em geral, com o intuito de agregar valor e consolidar sua imagem diante de seus públicos e da sociedade em geral.
Há dificuldades ainda para integrar essas áreas dentro das organizações, pois durante muito tempo cada um trabalhava focado apenas em seus afazeres,por exemplo, a area de marketing preocupava-se apenas com a divulgação do produto ou da marca,não ocorria nenhum tipo de sinergia entre ela com as outras.
Unir essas áreas, é ir alem de uma reunião produtiva entre seus representantes, é necessário que se desenvolva um planejamento estratégico, em que as decisões e as ações ocorram em conjunto.

Todos os setores continuam com suas responsabilidades, porém através da comunicação integrada passam a trabalhar de acordo com as diretrizes da organização, deixando de ser áreas isoladas para trabalhar juntas, desenvolvendo assim uma comunicação eficaz.

Por Thalita Carvalho



Fonte:http://www.comunicacaoempresarial.com.br/
comunicacaoempresarial/conceitos/comunicacaointegrada.php

O Segredo da Comunicação Interna: Porque funcionário feliz é aquele que se comunica!

A comunicação interna é aquela dirigida ao público interno de uma organização, principalmente funcionários. Seu principal objetivo é promover integração entre organização e seus colaboradores.

E para fundamentarmos uma boa comunicação é necessário: Clareza, transparência e a simplicidade da linguagem utilizada, para que possamos alcançar a compreensão e o entendimento dos funcionários e elevar o nível de empenho de uma equipe.

Hoje em dia uma das maiores preocupações dos gestores das organizações não são apenas a elevação dos lucros, mas sim a comunicação interna. As estratégias sofisticadas e modernas da construção de imagem de uma organização nada valem, se o processo comunicacional interno não estiver fluindo.
As empresas descobriram que um fator determinante para o desenvolvimento de um bom empenho de seus colaboradores é a participação dos mesmos nos projetos futuros da organização e abrir caminhos para que cada colaborador de uma forma direta ou não, possa fazer com que os objetivos da organização sejam alcançados, aplicando suas boas ideias, sugestões etc.


Cada participante da organização, funcionários e colaboradores são pessoas chaves para que a organização constitua contatos tanto com o público externos (clientes) quanto com os internos (funcionários). Os colaboradores precisam persuadir seus clientes, precisam ter plena convicção de que o produto ou serviço oferecido é aquele que vai atender melhor as necessedidads de um determinado cliente, e isso é uma ação de comunicação, tanto interna quanto externa. Interna, pois os funcionários têm que acreditar que aquilo que oferecem é válido, bom e serve ao cliente. Externa, porque precisam fazer o discurso certo para o cliente certo. É preciso que as organizações desenvolvam produtos e serviços nos quais o cliente perceba valor agregado, seja na forma de maior qualidade e diferencial no mercado.


A comunicação interna atua como um fator estratégico nas organizações, uma boa comunicação e a capacidade de ouvir e compreender o outro é um diferencial e esse diferencial resulta em novas oportunidades, novos clientes e fideliza relacionamentos.

Postado por: Mariana A. Cattini


Referência:
CURVELLO, João José Azevedo. Comunicação Interna e cultura organizacional. Editora: Scortecci Editora, 2002.

Especialistas em Comunicação Organizacional

Ser expert em comunicação organizacional não é para qualquer pessoa. Hoje mesmo, ao falar sobre esta postagem com a minha irmã, que é jornalista, comentei que deveria escrever algo relacionado à comunicação organizacional, e ela disse: “Não sei nem o que é isso”.

Se um profissional da comunicação não faz idéia do que é, então o que devemos esperar das organizações? O profissional de Relações Públicas estuda durante quatro anos para entrar em um mercado de trabalho extremamente competitivo e alcançar uma empresa que seja renomada. E ainda encontra outro desafio: Mostrar à sociedade a importância de sua função e os benefícios que esta pode trazer às organizações e a todos os seus públicos, incluindo os funcionários e o meio no qual estão inseridos.

Há anos, o Relações Públicas tenta explicar “o que faz”, mas apenas recentemente as organizações passaram a se preocupar com a comunicação com seus públicos, pois antes, além de haver pouca concorrência, os mesmos só exigiam que os produtos consumidos fossem de qualidade. No entanto, com o tempo esses públicos se tornaram mais exigentes e as organizações perceberam a necessidade de ter uma relação de comunicação recíproca. Por exemplo, a Assessoria de Imprensa: A organização, por meio do clipping, avalia como está a imagem diante de seus públicos e elabora novas estratégias de comunicação vindas do Relações Públicas e do Marketing.

Com todo esse avanço, ainda é necessário melhorar a divulgação do Relações Públicas nas organizações e os inúmeros benefícios que este pode trazer para o aperfeiçoamento da comunicação organizacional.


Postado por: Suzane Cristina Ferreira