Por Caroline N. Collin
Cia de Ideias.
Adivinha quem eu conheci??
sábado, 23 de maio de 2009 às 16:33 {0 comentários}
Por Caroline N. Collin
Falando "Dialógicamente"....
sexta-feira, 22 de maio de 2009 às 18:06 {0 comentários}
No meio de uma leitura de um dos assuntos abordados no livro “O que é comunicação estratégica nas organizações”, me deparei com uma dúvida que pensava eu, já estar clara em minha cabeça. Fui questionada sobre o modelo “dialógico”, e por mais completa que eu pensava estar sendo em minha resposta, não foi suficiente, faltaram aspectos essênciais para o alcance do objetivo do que me foi perguntado. E é essa a meta do post de hoje chegar à uma resposta que esta sim, possa ser considerada completa e concisa em suas argumentações.
Por Vanessa Cristina de Oliveira
A mídia como estratégia de comunicação...
quinta-feira, 21 de maio de 2009 às 20:38 {0 comentários}
Esse semestre tivemos como leitura obrigatória o livro “Obrigado por fumar” de Christopher Buckley, que narra a história de um lobista da indústria do tabaco que tem sua vida modificada pela a inveja dos seus colegas de trabalho.
Mas hoje quero discutir não a história necessariamente do livro e sim de uma estratégia proposta por Nick Naylor, o lobista da historia. Quando está prestes a perder seu emprego propõe a indústria de tabaco que invistam em filmes hollywoodianos, fazendo com que os atores fumem durante as cenas, incentivando assim as pessoas a adquirirem esse hábito. Estrategista de primeira, Nick no caso propôs uma ação de merchandising na TV, que ao final foi aceita pela indústria e salvou seu emprego, pelo menos até aquele momento.
Posso começar dizendo que merchandising é uma ação ou material utilizado para maior visibilidade do produto, marca ou serviço. No caso o merchandising na TV, ocorre quando o produto ou a marca é exposto em alguma cena de filme, novela, entre outros. Levando em consideração que a mídia é o maior poder manipulador atualmente, o merchandising vem sendo utilizado como uma estratégia de comunicação eficaz em muitas organizações, obtendo melhores resultados do que a propaganda em muitos casos, pois um “ator”, por exemplo, utiliza-se do produto, enche-o de elogios, fatalmente quem estiver assistindo se sentirá estigado ao menos a experimentar.
Se você se interessou por mais essa ferramenta de comunicação, entre nos sites abaixo e confira as últimas noticias sobre o assunto...
http://www.andrehavro.com/2008/02/19/o-que-e-merchandising/
http://www.boasideias.com.br/guiadomarketing/merchandising.htm
Por Thalita Carvalho
Cultura organizacional e a boa, eficaz e velha comunicação....
quarta-feira, 20 de maio de 2009 às 15:05 {0 comentários}
Acredito que maioria das organizações não considera essa situação relevante, não reparam nas transformações de seus funcionários, não analisam seus princípios psicológicos e comportamentais, deixando-os resistentes a aceitação das mudanças, isso acontece pela forma que a mensagem é passada sem clareza, ou porque não se importam com opinião do funcionário, comunicação interna falha, uma via de mão única.
Essa falha de comunicação não trás bons resultados e dificulta a relação de poder nas organizações. No entanto a comunicação como fonte e instrumento de poder gera algo com a cultura organizacional. A cultura Organizacional é o conjunto de valores e ideais básicos que constroem a identidade da organização. Esses valores organizacionais devem ser passados para o funcionário através de uma comunicação eficaz, tudo ocorre pela boa e velha comunicação, afinal a organização também quer ser bem vista pelos seus funcionários. No entanto a organização precisa ter um felling para compreender o indivíduo que também passa a sua cultura a organização, pelo seu jeito de olhar, vestir, escrever, pensar, mostrando seus valores e ambos (Organização + funcionário) devem interagir "culturalmente" entre si. O funcionário tem que se sentir informado sobre a organização e em caso de dúvidas sobre a mesma ou sobre alguma atividade, que ele tenha subsídios para esclarecimentos.
Com essa questão que tem muito a ser discutida, que não caberia nesse único post chegamos à seguinte conclusão: Para agregar valores na cultura organizacional não é necessário a organização estar apenas muito bem desenvolvida tecnologicamente, ou com grandes conhecimentos culturais juntamente com os funcionários e a alta administração, porém é preciso integrar a comunicação e ter um plano estratégico de comunicação, é bem mais eficaz do que apenas inserir políticas organizacionais sem mapear o público que lidamos, é necessário mais sensibilidade e determinação da organização para um jogo de ganha- ganha.
Estratégias e processos de comunicação
terça-feira, 19 de maio de 2009 às 08:39 {0 comentários}
A importância desses processos como instrumentos e estratégias de comunicação tendiam a aumentar e se tornar essenciais para a evolução e integração das estruturas organizacionais. E graças a estes instrumentos e estratégias é que se torna possível o relacionamento de troca (feedback) com todos os públicos. Porém para que esses processos comunicacionais não entrem em decadência é preciso estar sempre aprimorando suas técnicas.
É preciso entender que o mundo sofre mudanças a cada segundo, e com as organizações não poderia ser diferente, e evolução caminhando junto com essas mudanças é essencial, pois uma organização tradicional, que não tem interesse em evoluir, e apenas se acomoda com a situação da maneira que está, tende a ter sérios problemas estruturais e financeiros.
Por isso, percebe-se que cada vez mais as organizações estão se preocupando em atingir os objetivos próprios e também o de seus públicos. Porque afinal, sem eles não haveria nenhuma organização ou empresa.
Por Suzane Cristina Ferreira