Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

Comunicação Organizacional é RP?


Se RP está "dentro" da Comunicação Organizacional e esta é uma sub-area da comunicação social, por que não há graduação com habilitação em comunicação organizacional???
Não somente nesse blog, mas em todos os trabalhos e discussões, é dificil encontrar a linha que delimita a comunicação organizacional de todo o resto, sempre surge a dúvida de o que é e o que não é.
Como dito por minha cara professora Cláudia "RP produz seu próprio conhecimento", por isso tem sua graduação, na qual estuda-se suas caracteristicas e funções.
As RPs estão englobadas na comunicação organizacional, que abrange várias formas de comunicação, como marketing, propaganda, ect., não devendo assim ser considerada sinônimo de RP.
O que me tranquiliza é saber que mesmo os escritores das "biblías" de RP ainda estudam para sanar essas mesmas dúvidas.



Por Caroline N. Collin

Diálogos ABERJE Universidade




Em 30 de abril de 2009, Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, autoras do livro “O que é Comunicação Estratégica nas Organizações” estiveram presentes na sede da ABERJE para participarem do lançamento do mesmo.

O evento contou com a participação de universitários e profissionais da área de comunicação. O diretor geral da ABERJE e também professor-doutor da graduação e pós-graduação da Escola de Comunicações da USP, foi quem deu início ao diálogo, enfatizando a importância de projetos como esse para universitários, pois a faculdade garante a teoria dos instrumentos e lá nós pudemos debater e esclarecer dúvidas sobre a prática de nossas futuras atividades profissionais.

Cida e Ivone, como preferem ser chamadas, além de falarem sobre os assuntos gerais do livro, apresentaram pontos como fato de não citar a palavra “público alvo” em sua obra, elas preferiram usar termos como “atores sociais e interlocutores”, pois em suas concepções, público alvo é um termo que se restringe. Explicaram o que é muito ouvido por nós em todas as aulas, o “estrategicamente”, ou seja, todas as relações das organizações com o “outro”. Relataram também a evolução que está ocorrendo em todas as atividades da comunicação e os modelos de estratégia que existem, são mais de 50 tipos!

Uma dissertação apresentada por Ivone, juntamente com Cida, que possui mais de 20 anos de experiência em consultoria, gerou reflexões sobre os assuntos abordados na dissertação, tendo como resultado final o livro, este muito usado por mestres para a aplicação em sua profissão.

Por Vanessa C. de Oliveira


A importância de conhecê-la!



ABRAPCORP...
Esse nome surgiu em uma das aulas em que a professora comentou sobre um congresso que discutia diversos aspectos de comunicação orgnizacional e relações públicas e que era realizado todo ano por uma certa associação, falou de sua importancia e que após formados poderiamos até ser sócios... A aula terminou e aquela sigla enorme ficou grifada em minhas anotações e martelando em minha cabeça, resolvi então recorrer ao nosso amigo “GOOGLE”, para buscar informações sobre essa ABRAPCORP.
Bom, podemos começar entendendo o que significa essa sigla: ABRAPCORP “ Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas”, e por incrivel que pareça, muitos de nós, futuros profissionais da area de comunicação, não sabiamos da existência da mesma, qual a sua importancia ou por quem foi criada... Enfim, tentarei esclarecer algumas das nossas dúvidas no post de hoje!
No I Fórum de pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, em 2005, foi o “estopin” das discuções referente a criação de uma associação, o evento foi coordenado pela Prof. Dra. Margarida M. Krohlimg Kunsh. Os pesquisadores presentes viram que precisavam se organizar em uma associação para terem mais representatividade junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia (
http://www.mct.gov.br/), e também na propria área de comunicação no Brasil. Após divervos debates sobre o assunto, foi aprovado um comitê para a realização do estatuto da futura associação.
A ABRAPCORP foi criada oficialmente no dia 13 de Maio de 2006, durante um Fórum Nacional em Defesa da Qualidade do Ensino de Comunicação ( ENDECOM, 2006), podem fazer parte da mesma, acadêmicos e profissionais que estudem e pesquisem sobre a diversos campos da area de Comunicação Organizacional e Relações Públicas.
Essa associação foi um grande passo para area de comunicação em geral, e uma espécie de incentivo para a pesquisa e divulgação de estudos nas áreas de Comunicação Organizacional e Relações Públicas.
A presidente da associação é a Prof. Dra. Margarida M. Krohlimg Kunsh, e alguns dos membros são os professores aqui da Universidade Metodista como Fabio França e Maria Aparecida Ferrari, entre outros que são associados.
A associação realizou seu primeiro congresso em 2007 e a cada ano há um “ tema central” discutido durante 3 dias por pesquisadores e estudantes de todo o Brasil, alem de presenças internacionais, como dos Estados Unidos e a America Latina.
Esse ano, o tema do congresso é “ Comunicação, Humanização, Organizações”, está ocorrendo essa semana, nos dias 28, 29 e 30 de abril, na FAPCOM ( Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação), que oferece, palestras, oficinas, lançamentos de livros, alem da presença ilustre de professores como Roberto Porto Simões, a própria Margarida Kunch e Maria Aparecida Ferrari.
A ABRAPCORP tem um site oficial, onde você poderá saber mais detalhes sobre o historico, além de informações sobre os congressos, seus membros, como fazer para se associar entre outros.
Segue o site:
http://www.abrapcorp.org.br/apresentacao.asp , e a dica para quem perdeu o congresso desse ano, como eu, já se prepare para o de 2010!!

Por Thalita Carvalho

Veículos de massa!


Tudo que transmite ou dirigir informações pode ser considerado um veículo de comunicação. Os meios de comunicação de massa são aqueles voltados há um grande número de receptores, que denominamos massa.
Há uma série de veículos de comunicação que podem ser classificados como: veículos controlados (relatórios) e não controlados (TV e rádio), veículo de comunicação oral (discursos), comunicação escrita (folhetos) e de comunicação gráfica (mapas) etc.

Entretanto esses veículos de comunicação podem ser divididos em 2 grupos.

1º Grupo: Comunicação de Massa: Jornal, revista, rádio, televisão, cinema e exposições, internet, e- mail ...

2º Grupo: Comunicação Dirigida: Conversa, discurso, palestra, telefone, alto falante, reunião, relatórios entre outros...


A comunicação de massa é a disseminação das informações pelos meios citados no 1º grupo acima. Todos esses meios têm como principal objetivo informar, educar e entreter de diversas formas, com conteúdos selecionados e desenvolvidos para atingir determinados públicos.

Esses meios de comunicação são utilizados para fornecer informações relevantes a população, ou até mesmo aliená-los, impondo de uma forma direta ou indireta um modo de pensar, influenciar em seus pensamentos, posturas e comportamentos. Podemos observar alguns desses comportamentos, ao ver uma propaganda que nos levar a adquirir uma determinada marca, ou até mesmo ao assistir uma novela que pode induzir uma população a seguir uma determinada tendência ou moda.


Referência Bibliográfica:

Teorias da Comunicação de Massa - DeFleur - Rokeach Teorias da Comunicação de Massa - Melvin L. DeFleur - Sandra Ball-Rokeach - Jorge Zahar Editor – 2000

Para entender Relações Públicas – Teobaldo de Andrade – 3ª edição – Edições Loyola


Por Mariana A. Cattini

Como saber qual meio de comunicação utilizar para atingir seus públicos?

Hoje em dia há inúmeros meios de comunicação que fazem seu trabalho por si só. Além dos tradicionais utilizados pelas organizações desde o início de seus surgimentos, como: Revistas, jornais, televisão (através do merchandising), há também um novo meio: Internet. Pode parecer que ela nem é tão forte assim, mas o número de usuários aumenta monstruosamente. Há também os meios de propagação da informação independente da organização, como a famosa rádio peão, a qual é o simples passar de informações de uma pessoa a outra, e este tem mais poder que todos os demais. Pois como dizem: “Um elogio feito por uma pessoa a respeito da organização é direcionado de uma a três pessoas, mas uma reclamação é direcionada de seis a oito pessoas”.

Portanto, não basta a organização somente se preocupar com sua propaganda, atingindo todos os públicos com meios de comunicação eficazes, o que é realmente eficaz é se preocupar com o bem-estar de seus funcionários, elaborar seus produtos com qualidade e ter uma ou mais estratégias de “Responsabilidade Social”, que é a preocupação desta com o meio no qual está inserida.

Por Suzane Cristina Ferreira