Comentários como, "a empresa que eu trabalho realizou uma grande festa de final de ano" ou "participei de uma reunião com o diretor da minha empresa", são reflexos do endomarketing.
Podemos definir endomarketing como ações de marketing direcionadas a um cliente em especial, que é o "público interno" das organizações. Além do intuito de incentivo, o endomarketing busca uma espécie de "parceria" entre funcionário e a organização, a qual, os funcionários saibam claramente quais os objetivos da organização e sintam-se responsáveis também por eles.
Uma frase bem conhecida que pode nos ajudar a entender a importância do endomarketing é "Antes de vender um produto para seus clientes, a empresa precisa convencer o funcionário a comprá-lo", ou seja, os funcionários precisam acreditar no produto ou serviço que a organização oferece, além de terem claro os valores e a missão da mesma.
Temos que levar em consideração também, que o próprio funcionário fará de certa forma uma propaganda da organização, de acordo com a imagem que o mesmo formou. A satisfação do funcionário, a participação ativa nas decisões,a transparência de informações, a aproximação dos familiares junto a organização, são atributos pensados ao desenvolver uma estratégia baseada no endomarketing.
Podemos utilizar ferramentas da comunicação como os house-organs, intramed, caixa de sugestões, pesquisas de satisfação ou desenvolver ações como promover campanhas motivacionais, festas de final de ano, para que o endomarketing ocorra de forma eficaz, claro que, a estratégia e o planejamento dessas atividades, são também pontos fundamentais.
Para ficar antenado sobre o endomarketing, segue abaixo um site que trata somente deste assunto, quando surgiu, reportagens, livros, artigos... Enfim, vale a pena dar uma espiada! http://www.endomarketing.com/porque_eimportante.htm
Podemos definir endomarketing como ações de marketing direcionadas a um cliente em especial, que é o "público interno" das organizações. Além do intuito de incentivo, o endomarketing busca uma espécie de "parceria" entre funcionário e a organização, a qual, os funcionários saibam claramente quais os objetivos da organização e sintam-se responsáveis também por eles.
Uma frase bem conhecida que pode nos ajudar a entender a importância do endomarketing é "Antes de vender um produto para seus clientes, a empresa precisa convencer o funcionário a comprá-lo", ou seja, os funcionários precisam acreditar no produto ou serviço que a organização oferece, além de terem claro os valores e a missão da mesma.
Temos que levar em consideração também, que o próprio funcionário fará de certa forma uma propaganda da organização, de acordo com a imagem que o mesmo formou. A satisfação do funcionário, a participação ativa nas decisões,a transparência de informações, a aproximação dos familiares junto a organização, são atributos pensados ao desenvolver uma estratégia baseada no endomarketing.
Podemos utilizar ferramentas da comunicação como os house-organs, intramed, caixa de sugestões, pesquisas de satisfação ou desenvolver ações como promover campanhas motivacionais, festas de final de ano, para que o endomarketing ocorra de forma eficaz, claro que, a estratégia e o planejamento dessas atividades, são também pontos fundamentais.
Para ficar antenado sobre o endomarketing, segue abaixo um site que trata somente deste assunto, quando surgiu, reportagens, livros, artigos... Enfim, vale a pena dar uma espiada! http://www.endomarketing.com/porque_eimportante.htm
Por Thalita Carvalho
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