
Foi bacana ver que a teoria se faz a mesma na prática, e que eficiência, credibilidade, excelência, estratégia, responsabilidade são itens valorizados e praticados todos os dias.
Miguel Jorge(primeira foto), é jornalista, já foi diretor de redação, assessor de imprensa do Estadão, trabalhou da Autolatina(VW e Ford), Santander, até chegar ao Ministério. Apesar de jornalista, sempre respeitou e reconheceu o trabalho de relações públicas, fato comprovado por João Evangelista Teixeira(JET) docente da universidade.
Rolf-Dieter Acker, alemão que assumiu a presidência do grupo Basf na América do Sul em janeiro de 1999, engenheiro químico e o primeiro RP a alcançar a presidência de uma empresa.
Ambos, colocaram suas experiências a todos nós, mostrando todas as mudanças na comunicação corporativa das empresas e a crescente (e devida)importância dada a inserção de um setor de comunicação nas organizações.
De modo geral, disseram que a comunicação é uma forma de poder que deve ser usada de maneira estratégica, para uma melhora nas relações internas e externas causando consequente aproximação entre alta administração e públicos internos. O diálogo é a ferramenta chave da organização, que faz cair por terra a estrutura do século XX, onde quem andava era o chefe, onde o "olhar era unidirecionado" com uma visão instrumental.