Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

Case Habib's


Uma história de sucesso e inovação, é como posso simplificar o case do Habibs que atualmente é uma das maiores redes de fast-foods nacionais. Seu fundador foi Alberto Saraiva e a primeira loja da rede foi inaugurada em 1988 na cidade de São Paulo. A estratégia organizacional usada na rede foi a chamada “low fare, low cost” que se trata para as organizações uma combinação entre baixa tarifa e alta qualidade; o sucesso dessa estratégia é inegável, e faz com que muitas empresas de outros setores adaptem o modelo para suas ações corporativas. No Brasil as organizações “Gol de transportes aéreos e “Casas Bahia” são exemplos de uso dessa estratégia.

Não foi somente neste ponto que a rede Habibs investiu para sua ascensão, pois eles correriam o risco de serem pré-julgados por seus clientes, devido a ideia que alguma pessoa tem do preço baixo ter descrédito na qualidade. Foram criados diferenciais, como os serviços de relacionamento com os clientes denominado “Alô Tia Eda”, parceria com grandes empresas, a exclusiva e ágil entrega “Delivery 28 minutos” e também grandes investimentos no setor de comunicação para propagandas em posicionamento ao preço baixo, uma delas dizia:

“Nenhuma propaganda nossa sai sem mostrar o preço. O Habib’s fixa sua política de preços e tem orgulho da democrática mistura de classes em seus restaurantes. Mas não tolera a linha de raciocínio que prega que o que é barato é sempre de qualidade duvidosa. Popular, sim. Popularesco, jamais” – Alberto Saraiva.

Atuando com três modelos de lojas, o tradicional restaurante em que o grande diferencial é o atendimento pessoal deixando de lado os paradigmas dos demais fast-food’s, o modelo fast-food e o delivery 28 minutos, o Habib’s, consegue adequar esses modelos de acordo com a região e a aceitação de seus públicos.

Para o idealizador do Habib’s, não há negócio que sobreviva com mau atendimento aos clientes, e é isso que sua rede preza, a satisfação de todos os clientes, sendo esse o maior e melhor modo de conseguir a fidelização, pois só com ela pode-se garantir a continuidade e crescimento da empresa.

Por Vanessa Cristina de Oliveira

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