Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

"A comunicação corporativa sob a ótica do executivo de comunicação e sob a alta administração"


Um dos principais e senão o principal evento de 2009 da Universidade aconteceu ontem(29 de Maio de 2009): Encontro do ministro do desenvolvimento, Miguel Jorge e o presidente da Basf da américa latina e RP, Rolf-Dieter Acker.

Foi bacana ver que a teoria se faz a mesma na prática, e que eficiência, credibilidade, excelência, estratégia, responsabilidade são itens valorizados e praticados todos os dias.

Miguel Jorge(primeira foto), é jornalista, já foi diretor de redação, assessor de imprensa do Estadão, trabalhou da Autolatina(VW e Ford), Santander, até chegar ao Ministério. Apesar de jornalista, sempre respeitou e reconheceu o trabalho de relações públicas, fato comprovado por João Evangelista Teixeira(JET) docente da universidade.

Rolf-Dieter Acker, alemão que assumiu a presidência do grupo Basf na América do Sul em janeiro de 1999, engenheiro químico e o primeiro RP a alcançar a presidência de uma empresa.

Ambos, colocaram suas experiências a todos nós, mostrando todas as mudanças na comunicação corporativa das empresas e a crescente (e devida)importância dada a inserção de um setor de comunicação nas organizações.


De modo geral, disseram que a comunicação é uma forma de poder que deve ser usada de maneira estratégica, para uma melhora nas relações internas e externas causando consequente aproximação entre alta administração e públicos internos. O diálogo é a ferramenta chave da organização, que faz cair por terra a estrutura do século XX, onde quem andava era o chefe, onde o "olhar era unidirecionado" com uma visão instrumental.
Houve a "emancipação da comunicação", que faz do relacionamento entre os públicos muito mais próximo, baseada na troca de informações.
Nos deram também algumas "dicas" de como alcançar uma boa vaga no tal cobiçado "mercado de trabalho, como fortalecer o network, entrar de cabeça no mundo da organização para entender seus processos, manter-se bem informado, etc.
Como disse meu caro professor, JET, que outra oportunidade como essa não aparece todos os dias!
"Dialogar é a melhor forma de buscar soluções conjuntas e inteligentes." Rolf-Dieter Acker
Por Caroline N. Collin

0 comentários: