Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

Gerenciamento de Crise


Toda a organização está sujeita a possíveis acidentes e quando alguns desses incidentes acontecem é necessário que todos estejam preparados para as tomadas de decisões. É preciso agir de forma rápida e eficaz para amenizar todo o prejuízo que pode acarretar problemas a imagem da organização. E é nessas horas que os Relações públicas entram para trabalhar de forma integrada junto à administração.

Crise é termo muito usado pelos relações públicas e quer dizer qualquer incidente ou evento que atrai uma cobertura intensa e negativa da mídia e interfere na imagem da organização. Uma crise pode levar a organização a gastar milhões para se recuperar ou até mesmo levar a sua falência.

!Exemplos de crises!

· Incêndio em uma fábrica de produtos químicos
· Um diretor acusado de realizar uma transação ilegal interna
· Um tiroteio em uma escola
· Acusações de práticas de contabilidade ilegais
· Um político que usa uma expressão racista em frente às câmeras
· A descoberta de efeitos colaterais adversos de um remédio
· Acidente de avião


No entanto quando ocorre alguma crise é preciso que um plano de gerenciamento geral desenvolvido por profissionais de relações públicas juntamente com outros departamentos da organização, como dito em cima, um plano de gerenciamento integrado precisa ser executado imediatamente e de forma integrada para que os danos recorrentes não afetem de forma avassaladora a organização.

Para especificar o gerenciamento de crise poderíamos dizer que seria um fluxo de informações entre empresa, funcionários, a mídia, o governo, os oficiais da lei e seus diversos públicos, ou seja, a organização precisa assumir uma postura perante a mídia o governo e seu público de interesse, precisa se demonstrar segura e clara, manter o controle interno para que não saia nenhuma informação que possa agravar a situação.

Com um plano de crise elaborado e uma equipe de gerenciamento treinada a executar é possível que a organização reaja mais depressa aos efeitos da crise, adotando medidas imediatas para o controle de noticias e poder assim manter sua imagem de credibilidade. Um trabalho que deve ser feito em longo prazo, pois há inúmeros detalhes a ser pensados como, por exemplo: onde colocaram os familiares dos envolvidos de um determinado acidente avião exemplo bem freqüente, até de como o porta-voz da oeganização se apresentará na mídia.

Postado por: Mariana A. Cattini



0 comentários: