Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

Falando "Dialógicamente"....



No meio de uma leitura de um dos assuntos abordados no livro “O que é comunicação estratégica nas organizações”, me deparei com uma dúvida que pensava eu, já estar clara em minha cabeça. Fui questionada sobre o modelo “dialógico”, e por mais completa que eu pensava estar sendo em minha resposta, não foi suficiente, faltaram aspectos essênciais para o alcance do objetivo do que me foi perguntado. E é essa a meta do post de hoje chegar à uma resposta que esta sim, possa ser considerada completa e concisa em suas argumentações.

“Qual o conceito do modelo de interação comunicacional dialógica, a partir do livro??”

O modelo de interação comunicacional dialógico trata a organização e seus públicos como interlocutores, ou seja, ambos receptores e emissores de mensagens, eles interagem entre si, negociam e produzem sentindo a um “espaço comum”, justamente pela complexidade do processo comunicacional e a necessidade da participação dos públicos, nomeados “atores sociais” nesse processo, o qual o “feedback” dos mesmos passam a ter importância para organização, e ela consegue saber a “reação” e a opinião dos seus públicos diante das mensagens emitidas.

Este modelo segundo as autoras é um modelo que vai além da simples transmissões de informação, o que ultrapassa e contrapões os modelos mecanicistas e de apelo mercadológico, realizando a comunicação também sob o interesse “público”.


Por Vanessa Cristina de Oliveira

0 comentários: