No meio de uma leitura de um dos assuntos abordados no livro “O que é comunicação estratégica nas organizações”, me deparei com uma dúvida que pensava eu, já estar clara em minha cabeça. Fui questionada sobre o modelo “dialógico”, e por mais completa que eu pensava estar sendo em minha resposta, não foi suficiente, faltaram aspectos essênciais para o alcance do objetivo do que me foi perguntado. E é essa a meta do post de hoje chegar à uma resposta que esta sim, possa ser considerada completa e concisa em suas argumentações.
“Qual o conceito do modelo de interação comunicacional dialógica, a partir do livro??”
O modelo de interação comunicacional dialógico trata a organização e seus públicos como interlocutores, ou seja, ambos receptores e emissores de mensagens, eles interagem entre si, negociam e produzem sentindo a um “espaço comum”, justamente pela complexidade do processo comunicacional e a necessidade da participação dos públicos, nomeados “atores sociais” nesse processo, o qual o “feedback” dos mesmos passam a ter importância para organização, e ela consegue saber a “reação” e a opinião dos seus públicos diante das mensagens emitidas.
Este modelo segundo as autoras é um modelo que vai além da simples transmissões de informação, o que ultrapassa e contrapões os modelos mecanicistas e de apelo mercadológico, realizando a comunicação também sob o interesse “público”.
Por Vanessa Cristina de Oliveira
Por Vanessa Cristina de Oliveira
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