Esse semestre tivemos como leitura obrigatória o livro “Obrigado por fumar” de Christopher Buckley, que narra a história de um lobista da indústria do tabaco que tem sua vida modificada pela a inveja dos seus colegas de trabalho.
Mas hoje quero discutir não a história necessariamente do livro e sim de uma estratégia proposta por Nick Naylor, o lobista da historia. Quando está prestes a perder seu emprego propõe a indústria de tabaco que invistam em filmes hollywoodianos, fazendo com que os atores fumem durante as cenas, incentivando assim as pessoas a adquirirem esse hábito. Estrategista de primeira, Nick no caso propôs uma ação de merchandising na TV, que ao final foi aceita pela indústria e salvou seu emprego, pelo menos até aquele momento.
Posso começar dizendo que merchandising é uma ação ou material utilizado para maior visibilidade do produto, marca ou serviço. No caso o merchandising na TV, ocorre quando o produto ou a marca é exposto em alguma cena de filme, novela, entre outros. Levando em consideração que a mídia é o maior poder manipulador atualmente, o merchandising vem sendo utilizado como uma estratégia de comunicação eficaz em muitas organizações, obtendo melhores resultados do que a propaganda em muitos casos, pois um “ator”, por exemplo, utiliza-se do produto, enche-o de elogios, fatalmente quem estiver assistindo se sentirá estigado ao menos a experimentar.
Se você se interessou por mais essa ferramenta de comunicação, entre nos sites abaixo e confira as últimas noticias sobre o assunto...
http://www.andrehavro.com/2008/02/19/o-que-e-merchandising/
http://www.boasideias.com.br/guiadomarketing/merchandising.htm
Por Thalita Carvalho
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