Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

Cultura organizacional e a boa, eficaz e velha comunicação....


Os avanços da tecnologia, das redes de comunicação, dos processos de produção adaptam as organizações na “engrenagem” do mundo. Mas me pergunto... E o funcionário dessas organizações como interagi com todas essas transformações? Será que apenas ele percebe as mudanças das organizações e se adéqua a elas ou será que as organizações também percebem as mudanças do indivíduo?

Acredito que maioria das organizações não considera essa situação relevante, não reparam nas transformações de seus funcionários, não analisam seus princípios psicológicos e comportamentais, deixando-os resistentes a aceitação das mudanças, isso acontece pela forma que a mensagem é passada sem clareza, ou porque não se importam com opinião do funcionário, comunicação interna falha, uma via de mão única.

Essa falha de comunicação não trás bons resultados e dificulta a relação de poder nas organizações. No entanto a comunicação como fonte e instrumento de poder gera algo com a cultura organizacional. A cultura Organizacional é o conjunto de valores e ideais básicos que constroem a identidade da organização. Esses valores organizacionais devem ser passados para o funcionário através de uma comunicação eficaz, tudo ocorre pela boa e velha comunicação, afinal a organização também quer ser bem vista pelos seus funcionários. No entanto a organização precisa ter um felling para compreender o indivíduo que também passa a sua cultura a organização, pelo seu jeito de olhar, vestir, escrever, pensar, mostrando seus valores e ambos (Organização + funcionário) devem interagir "culturalmente" entre si. O funcionário tem que se sentir informado sobre a organização e em caso de dúvidas sobre a mesma ou sobre alguma atividade, que ele tenha subsídios para esclarecimentos.

Com essa questão que tem muito a ser discutida, que não caberia nesse único post chegamos à seguinte conclusão: Para agregar valores na cultura organizacional não é necessário a organização estar apenas muito bem desenvolvida tecnologicamente, ou com grandes conhecimentos culturais juntamente com os funcionários e a alta administração, porém é preciso integrar a comunicação e ter um plano estratégico de comunicação, é bem mais eficaz do que apenas inserir políticas organizacionais sem mapear o público que lidamos, é necessário mais sensibilidade e determinação da organização para um jogo de ganha- ganha.
Por Mariana A. Cattini







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