Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

Comunicação?!



Uma certa prova de comunicação organizacional é minha fonte de inspiração para o post de hoje...

Sociedade contemporânea, comunicação integrada, estratégica, administrativa, interna, mercadológica... Ahhhhhh... Depois de horas e horas lendo textos da Margarida Kunch, Tânia Calado e o tão complexo livro “O que é comunicação estratégica nas organizações”, preocupando-se em relacionar um com o outro, cheguei à conclusão de que apesar de abordagens diferenciadas, estamos falando de COMUNICAÇÃO, algo que eu achava tão básico, tão obvio, mas que acabaram me rendendo alguns dias de plena dedicação... Não sei quanto ao resultado da prova, mas agora consigo compreender e passarei a vocês alguns aspectos desse processo comunicacional nas organizações.

Podemos dizer que a comunicação organizacional se iniciou aqui no Brasil, através de ações de Relações Públicas e jornalismo empresarial, sendo que, as organizações não viam a comunicação como uma estratégia, mas sim como transmissão de informação, ou seja, tecnicamente existia um único emissor que era a organização, o receptor- público, a mensagem - informação e o canal a qual era transmitida. Com as transformações na sociedade contemporânea, os públicos passaram a ter importância nesse processo, surgiu também nesse contexto uma tendência de transparência das organizações com seus públicos, resumindo, fortalecendo positivamente a imagem da organização. A partir de então, a comunicação passou a ser pensada de uma forma estratégica: as ações de comunicação são realizadas de acordo com os objetivos e os valores de cada organização. Ufa... Essa é apenas uma pequena introdução para a ampla importância da comunicação dentro das organizações, principalmente nos dias de hoje, que a mesma é considerada o “quarto poder” perante a sociedade.

Por Thalita Carvalho

0 comentários: