Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

Comunicação Organizacional x Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial, como o próprio nome diz, é a comunicação em benefício de empresas (com fins lucrativos), as quais todas as estratégias de comunicação têm por fim benefício econômico e/ou social da própria empresa.
A Comunicação Organizacional é muito mais ampla, sendo que as organizações, podem ser empresas, ONG’s, associações, enfim, públicas ou privadas, e abrange tanto interno quando externo à organização, sendo que ela não tem objetivo de beneficiar somente a si, e sim a todos a que ela é destinada.
O estudo da comunicação empresarial tem auxiliado durante anos as empresas a definirem suas estratégias de negócios. No entanto com as mudanças na sociedade com os avanços das tecnologias de informação, está havendo mudanças na forma de como administramos comunicação e para que objetivos ela realmente se destina.
Tanto a comunicação empresarial quanto a organizacional utilizam a comunicação como estratégia para atingir seus objetivos, independente de quais sejam. Porém estes cada vez mais estão sendo definidos e modificados, pois viu-se que a comunicação não tem o objetivo de “trazer mais lucro à organização” e sim, trazer mais credibilidade, ou seja, fazer com que todos os envolvidos com a organização (funcionários, acionistas, consumidores, etc) se fidelizem, tornando-se leais à eles.

Por Suzane Cristina Ferreira

0 comentários: