"Interlocução: s.f. Conversação entre duas ou mais pessoas; diálogo."
Esse simples ato de troca entre emissor e receptor dá muito "pano para manga" e o que parece ser simples é alvo de boa parte do estudo do livro "O que é comunicação estratégica nas organizações".
Essa "troca" ocorre de maneira intencional e é usada estratégicamente pelas organizações, e é isso que me encanta nos estudos da comunicação, o que parece não ser nada demais pode ser usado a favor de algo e prover ótimos resultados.
O receptor não está mais passivo a mensagem, seu papel é mais livre e aberto, não está condicionado apenas a recebe-la. Emissor e receptor desempenham o mesmo papel, o de interlocutores.
No livro é apresentado um "Modelo de interação comunicacional dialógica" que diga-se de passagem, contextualizou tornando realmente claro tudo o que é esplanado no texto.
Esse modelo mostra a interação entre a organização e todos os seus possíveis interlocutores e a liberdade do receptor, já este passa a atuar no processo. Nele, estão indicados o espaço comum (onde acontece a interação e o envolvimento da organização com um ou vários interlocutores) e os próprios interlocutores.
O espaço que cada interlocutor pode ocupar não está restrito, ele depende da capacidade de cada um de argumentar e negociar.
Esse simples ato de troca entre emissor e receptor dá muito "pano para manga" e o que parece ser simples é alvo de boa parte do estudo do livro "O que é comunicação estratégica nas organizações".
Essa "troca" ocorre de maneira intencional e é usada estratégicamente pelas organizações, e é isso que me encanta nos estudos da comunicação, o que parece não ser nada demais pode ser usado a favor de algo e prover ótimos resultados.
O receptor não está mais passivo a mensagem, seu papel é mais livre e aberto, não está condicionado apenas a recebe-la. Emissor e receptor desempenham o mesmo papel, o de interlocutores.
No livro é apresentado um "Modelo de interação comunicacional dialógica" que diga-se de passagem, contextualizou tornando realmente claro tudo o que é esplanado no texto.
Esse modelo mostra a interação entre a organização e todos os seus possíveis interlocutores e a liberdade do receptor, já este passa a atuar no processo. Nele, estão indicados o espaço comum (onde acontece a interação e o envolvimento da organização com um ou vários interlocutores) e os próprios interlocutores.
O espaço que cada interlocutor pode ocupar não está restrito, ele depende da capacidade de cada um de argumentar e negociar.
Isso não se restringi apenas a processos de uma organização, isso é realidade! Quem não precisa dessa capacidade para conquistar seu espaço seja onde for, no trabalho, em casa ou até mesmo no coração de alguém?? Como bem dito por Veiga(2004) no livro "O que é comunicação estratégica nas organizações": A comunicação é fundamental no estabelecimento de vínculos sociais, pois a "sociadade só existe nos e pelos atos comunicacionais".
Por Caroline N. Collin
Referência Bibliografica:
OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; PAULA, Maria Aparecida. O que é comunicação estratégica nas organizações? São Paulo: Editora Paulus, 2007.
Por Caroline N. Collin
Referência Bibliografica:
OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; PAULA, Maria Aparecida. O que é comunicação estratégica nas organizações? São Paulo: Editora Paulus, 2007.
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