Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

ENDOmarketing!


Comentários como, "a empresa que eu trabalho realizou uma grande festa de final de ano" ou "participei de uma reunião com o diretor da minha empresa", são reflexos do endomarketing.
Podemos definir endomarketing como ações de marketing direcionadas a um cliente em especial, que é o "público interno" das organizações. Além do intuito de incentivo, o endomarketing busca uma espécie de "parceria" entre funcionário e a organização, a qual, os funcionários saibam claramente quais os objetivos da organização e sintam-se responsáveis também por eles.
Uma frase bem conhecida que pode nos ajudar a entender a importância do endomarketing é "Antes de vender um produto para seus clientes, a empresa precisa convencer o funcionário a comprá-lo", ou seja, os funcionários precisam acreditar no produto ou serviço que a organização oferece, além de terem claro os valores e a missão da mesma.
Temos que levar em consideração também, que o próprio funcionário fará de certa forma uma propaganda da organização, de acordo com a imagem que o mesmo formou. A satisfação do funcionário, a participação ativa nas decisões,a transparência de informações, a aproximação dos familiares junto a organização, são atributos pensados ao desenvolver uma estratégia baseada no endomarketing.
Podemos utilizar ferramentas da comunicação como os house-organs, intramed, caixa de sugestões, pesquisas de satisfação ou desenvolver ações como promover campanhas motivacionais, festas de final de ano, para que o endomarketing ocorra de forma eficaz, claro que, a estratégia e o planejamento dessas atividades, são também pontos fundamentais.
Para ficar antenado sobre o endomarketing, segue abaixo um site que trata somente deste assunto, quando surgiu, reportagens, livros, artigos... Enfim, vale a pena dar uma espiada! http://www.endomarketing.com/porque_eimportante.htm
Por Thalita Carvalho

0 comentários: