Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

Veículos de massa!


Tudo que transmite ou dirigir informações pode ser considerado um veículo de comunicação. Os meios de comunicação de massa são aqueles voltados há um grande número de receptores, que denominamos massa.
Há uma série de veículos de comunicação que podem ser classificados como: veículos controlados (relatórios) e não controlados (TV e rádio), veículo de comunicação oral (discursos), comunicação escrita (folhetos) e de comunicação gráfica (mapas) etc.

Entretanto esses veículos de comunicação podem ser divididos em 2 grupos.

1º Grupo: Comunicação de Massa: Jornal, revista, rádio, televisão, cinema e exposições, internet, e- mail ...

2º Grupo: Comunicação Dirigida: Conversa, discurso, palestra, telefone, alto falante, reunião, relatórios entre outros...


A comunicação de massa é a disseminação das informações pelos meios citados no 1º grupo acima. Todos esses meios têm como principal objetivo informar, educar e entreter de diversas formas, com conteúdos selecionados e desenvolvidos para atingir determinados públicos.

Esses meios de comunicação são utilizados para fornecer informações relevantes a população, ou até mesmo aliená-los, impondo de uma forma direta ou indireta um modo de pensar, influenciar em seus pensamentos, posturas e comportamentos. Podemos observar alguns desses comportamentos, ao ver uma propaganda que nos levar a adquirir uma determinada marca, ou até mesmo ao assistir uma novela que pode induzir uma população a seguir uma determinada tendência ou moda.


Referência Bibliográfica:

Teorias da Comunicação de Massa - DeFleur - Rokeach Teorias da Comunicação de Massa - Melvin L. DeFleur - Sandra Ball-Rokeach - Jorge Zahar Editor – 2000

Para entender Relações Públicas – Teobaldo de Andrade – 3ª edição – Edições Loyola


Por Mariana A. Cattini

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