Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

O Segredo da Comunicação Interna: Porque funcionário feliz é aquele que se comunica!

A comunicação interna é aquela dirigida ao público interno de uma organização, principalmente funcionários. Seu principal objetivo é promover integração entre organização e seus colaboradores.

E para fundamentarmos uma boa comunicação é necessário: Clareza, transparência e a simplicidade da linguagem utilizada, para que possamos alcançar a compreensão e o entendimento dos funcionários e elevar o nível de empenho de uma equipe.

Hoje em dia uma das maiores preocupações dos gestores das organizações não são apenas a elevação dos lucros, mas sim a comunicação interna. As estratégias sofisticadas e modernas da construção de imagem de uma organização nada valem, se o processo comunicacional interno não estiver fluindo.
As empresas descobriram que um fator determinante para o desenvolvimento de um bom empenho de seus colaboradores é a participação dos mesmos nos projetos futuros da organização e abrir caminhos para que cada colaborador de uma forma direta ou não, possa fazer com que os objetivos da organização sejam alcançados, aplicando suas boas ideias, sugestões etc.


Cada participante da organização, funcionários e colaboradores são pessoas chaves para que a organização constitua contatos tanto com o público externos (clientes) quanto com os internos (funcionários). Os colaboradores precisam persuadir seus clientes, precisam ter plena convicção de que o produto ou serviço oferecido é aquele que vai atender melhor as necessedidads de um determinado cliente, e isso é uma ação de comunicação, tanto interna quanto externa. Interna, pois os funcionários têm que acreditar que aquilo que oferecem é válido, bom e serve ao cliente. Externa, porque precisam fazer o discurso certo para o cliente certo. É preciso que as organizações desenvolvam produtos e serviços nos quais o cliente perceba valor agregado, seja na forma de maior qualidade e diferencial no mercado.


A comunicação interna atua como um fator estratégico nas organizações, uma boa comunicação e a capacidade de ouvir e compreender o outro é um diferencial e esse diferencial resulta em novas oportunidades, novos clientes e fideliza relacionamentos.

Postado por: Mariana A. Cattini


Referência:
CURVELLO, João José Azevedo. Comunicação Interna e cultura organizacional. Editora: Scortecci Editora, 2002.

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