Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

Comunicação e globalização sinônimos de Exclusão?


O fenômeno globalização no âmbito da expansão dos processos de comunicação foi um dos maiores progressos alcançados pelo homem, pois nos proporcionou agilidade para termos acesso as informações, o conhecimento e a cultura ficaram mais acessíveis e também diminuiu a distância entre as pessoas que podem se comunicar uma com as outras independente da onde estejam, entre outros benefícios.


No entanto como todo o processo, a globalização possui também suas falhas. E uma das suas grandes falhas é a exclusão do sistema, ou seja, em termos mais diretos podemos dizer que; Para vivermos dentro de um mundo globalizado são necessários alguns mecanismos básicos de tecnologia, como computadores, Internet entre outras ferramentas. Cada vez mais o mundo globalizado exigem ferramentas mais inovadoras,(países periféricos não conseguem acompanhar a aceleração dos avanços da tecnologia) e isso determina de uma forma direta quem faz parte desse processo de globalização . Para compreendermos melhor, recentemente foi publicada uma pesquisa no diário do grande ABC Ciência /Tecnologia a qual divulga que 25% dos lares brasileiros possuem computadores enquanto só 8% da área rural possuem computadores, e em relação ao acesso a Internet foi publicado que 18% da população brasileira utiliza a WEB com frequência , na área urbana esse número é de 20% e na área rural é de apenas 4%. Com bases nesses mesmos dados a Cetic (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação) levantou que a Internet é mais acessada de lugares públicos e pagos com 48% enquanto o acesso das residências ficou apenas com 42%. E esse mesmo estudo levou que 4 milhões de residências possuem computadores sem acesso a Internet.


Entretanto podemos afirmar que nem toda a população esta inserida nesse mundo globalizado. Já que quando falamos de globalização estamos falando também do seu principio geral que é compor todos com igualdade. Em quesito de itens de tecnologia a globalização pode significar o aumento da desigualdade e até a exclusão.





Postado por: Mariana A Cattini

0 comentários: