Fazemos parte de uma agencia que completa seu terceiro semestre, somos Caroline, Mariana, Suzane, Thalita e Vanessa, prestes a lhes mostrar a nossa maneira de comunicação. Não incluirá somente transferência e compreensão de significados, a mensagem, a informação e o código ou sinal serão facilmente decodificados. Durante as semanas, abordaremos a comunicação organizacional em todos os seus âmbitos, através de textos e dicas de matérias relacionadas, provando que vai além da teoria. Aqui é na base do "Ganha-Ganha", sem ruídos. Entendeu?? Então nos siga!
Cia de Ideias.

Como Comunicar?


A palavra comunicação e o seu significado são compreendidos quando ditos, e facilmente explicados quando necessário, e a compreensão se diz imediata. Desde os tempos mais primórdios, onde o homem gravava sinais em pedras, o objetivo era se comunicar, expressar suas idéias e seu cotidiano, igualmente acontece no setor organizacional, onde todos necessitam da comunicação para seu contínuo crescimento.
Atualmente pessoas e as organizações se consideram aptas a praticar e compreender a comunicação. “Comunicação é para comunicar”, está pode ser considerada a resposta mais dita, caso saíssemos perguntando qual a finalidade da comunicação, porém, é isso que grande maioria não sabe, comunicação vai muito além da ação de apenas comunicar.
As verdadeiras perguntas, e estas por sua vez não são a respeito do significado da palavra, mas sim, dos seus propósitos e objetivos; Qual a melhor forma de comunicar? Como atingir meus objetivos com a comunicação? Quem pode me ajudar?
Em primeiro lugar a comunicação é a expansão, seja ela de conhecimentos, de idéias, de informações, de noticias, de verdades e até mesmo de inverdades, mas, é esse seu objetivo transmitir “algo“. O propósito da comunicação é adaptar o ambiente onde estamos em nosso benefício, fazer com que o receptor entenda o que queremos transmitir, a comunicação deve ser clara, se o emissor pretende com ela atingir seu objetivo de entendimento e compreensão.
A comunicação é exercida por tudo e todos, visto isso muitas empresas vêm se habituando a inserir em seu quadro de funcionários profissionais de comunicação, pois, apesar da função ser praticada por todos há quem saiba usá-la com maior eficiência e qualidade. Os profissionais de comunicação devem estar aptos a praticar e compreender a mesma, de modo que consigam transmitir a sua idéia e principalmente convencer de que é a melhor para se adotada.


Postado por: Vanessa Cristina de Oliveira.

0 comentários: